As telhas são fabricadas a partir de chapa de PVC modificado/acrilato em camadas duplas. A base interna é de PVC, especialmente desenvolvido para ser utilizado em coberturas (composto de PVC + modificador de impacto). Já a camada externa é de acrilato, que dá proteção UV às telhas. Somada a esses componentes, a telha ainda apresenta uma espécie de trama de borracha interna que confere ao produto final resistência e, ao mesmo tempo, flexibilidade.
Havendo necessidade de cortar as telhas ou suas peças complementares, use serra elétrica, serrote, arco de serra ou uma serra tico-tico.
Não. A camada externa das telhas foi desenvolvida com proteção contra raios UV e possui fixadores de cor. A tecnologia desenvolvida confere ao produto final vida longa e estabilidade de cor por mais tempo do que as telhas convencionais.
A tecnologia confere flexibilidade, permitindo exposição às intempéries sem ressecamento ou quebra por longos anos, muito acima das telhas convencionais.
Pelo contrário. O PVC contribui para o amortecimento e impede a transmissão do som em sua totalidade.
Caso haja necessidade ao longo dos anos, a limpeza é simples: apenas água e sabão neutro são necessários para realizar a limpeza. É importante lembrar que sobre telhados de qualquer tipo deve-se sempre tomar todas as precauções para evitar escorregões ou quedas.
Caso tenha interesse em modificá-las, o proprietário pode fazer a pintura com tinta Epóxi apropriada.
Para tampar, sugerimos silicone colorido para coberturas. Ainda, é necessário fazer a manutenção do silicone anualmente ou conforme necessidade.
Sim, por causa da diferença de temperatura entre a telha e o ambiente.
Como qualquer tipo de cobertura, a ação de ventos fortes pode, sim, arrancar as peças. Porém, isso é evitado com a fixação correta das telhas. Oferecemos kits próprios para fixação que aliviam tensões que podem aparecer em vendavais, evitando assim o arrasto das telhas. Deve-se ainda seguir as orientações de instalação e espaçamento entre apoios, contidas neste manual.
Sim. As telhas de PVC suportam carga vertical de até 1,2 kN, o que representa o peso de uma pessoa de em média 120 kg. Elas apresentam flexibilidade frente às deformações, a exemplo de outros tipos de peças plásticas. Porém, o material é um dos poucos plásticos que têm “memória”. Após parcialmente deformado, com a carga retirada ele volta ao formato original. Portanto, é possível andar sobre o telhado, mas deve-se seguir as orientações de segurança durante essa circulação.
Desde que os espaçamentos entre apoios sejam obedecidos, não. Produzidas com MPVC (composto de PVC + modificador de impacto), as telhas apresentam, ao mesmo tempo, resistência e flexibilidade.
Procure colocá-las em um local plano, não ultrapassando 100 unidades em cada pilha. Para garantir a beleza do seu telhado, transporte-as com cuidado para evitar riscos e danos.
As telhas possuem bom desempenho para conforto térmico, comparadas às telhas de fibrocimento ou zinco, por exemplo.
As telhas de PVC não oferecem isolamento térmico total. Se o projeto criado exige isolamento total, é sim necessário utilizar manta térmica, assim como tomar outras providências para tal. Dessa maneira, o uso das telhas de PVC será uma das ações direcionadas para a execução do projeto, e não somente a solução final.
As telhas são feitas de PVC. Não são porosas nem deixam passar nenhum tipo de umidade, pois são impermeáveis e estanques. Porém, em épocas mais frias, pode acontecer, em ambientes de varanda, o chamado “orvalhamento” na face interna das telhas devido à diferença de temperaturas.
A instalação das telhas é simples e acontece com as mesmas regras básicas que as demais. Não é necessário mão de obra especializada para telhas de PVC, desde que sejam seguidas as orientações de montagem deste manual. Suas vantagens vão além das necessidades do uso final da cobertura e facilitam o trabalho de quem vai instalar: são fáceis de montar, muito mais leves e práticas.
Não. Além de ter espaçamento entre apoios diferenciado das demais coberturas, o perfil das telhas de PVC não permite encaixe perfeito com outro material. Além disso, com esse tipo de reposição, o cliente perde o direito à garantia técnica do uso das telhas.
Sim. O uso do PVC para coberturas já acontece na Ásia e Europa, mas é inédito no Brasil.
Para proporcionar uma concorrência saudável e justa no mercado e garantir segurança para o consumidor de telhas de PVC, os perfis e cores são padronizados e os fornecedores do ciclo de produção são auditados pela Associação Brasileira das Indústrias de Telhas Plásticas (Abitelha). Existe ainda uma diretriz técnica, a Sinat, que, depois de realizar testes de comprovação, orienta a conduta de comportamento técnico dos produtos para a segurança dos consumidores e fabricantes.